Post original

Mike Dirnt é simplesmente um dos melhores, mais esforçado, mais animador baixista da atualidade. Forma um terço da banda de punk-pop, Green Day, desde seu inicio, Dirnt usa o seu baixo Fender com poder e força, e a sua signature Precision Bass é um dos modelos mais populares.

Green Day surgiu da cena punk de Berkeley na Califórnia, no final dos anos 80, e se tornaram uma banda que já vendeu gazilhões de álbuns e uma grande influência da atualidade, responsáveis por terem, quase que sozinhos, revivido a música punk-pop para o mainstream. Dookie de 1994 venceu um Grammy e foi um enorme sucesso pelo mundo; foi seguido pelo Insomniac de 1995, Nimrod em 1997 e Warning em 2000, todos deixaram a banda em destaque até 2004, quando o vencedor do Grammy, American Idiot devolveu o status de mega estrela à banda, chegou ao primeiro lugar e trouxe o primeiro single que ficou entre os cinco melhores, Boulevard of Broken Dreams (também vencedor de Grammy). O grande esperado sucessor de American Idiot, 21st Cnetury Breakdown, foi lançado em meados de 2009. Todos estão impecavelmente abastecidos pelo sísmico, insistente e ágil trabalho do Mike no baixo.

Nascido Michael Pritchard dia 4 de Maio de 1972, em Oakland na Califórnia, Dirnt passou por uma infância muito complicada, incomparável ao sucesso que ele obteve com o Green Day.

Em 1982, Pritchard conheceu Billie Joe Amrstrong na lanchonete da escola de ensino fundamental de Rodeo. Alguns anos depois, uma instável vida familiar levou Pritchard a sair de casa aos 15 anos (ele morava na sua caminhonete e eventualmente em um quarto sobre a garagem do Armstrong), se mantendo com um emprego de cozinheiro enquanto terminava o colegial. Pritchard e Armstrong formaram uma banda chamada Sweet Children em 1988, que rapidamente mudou seu nome para Green Day, e Pritchard adotou o nome de palco Mike Dirnt. Green Day embarcou para sua primeira turnê um dia após a formatura de Dirnt da escola de ensino médio de Pinole em 1990. Os primeiros lançamentos da banda no selo independente Lookout! 1,00 Hours de 1989, 39/Smooth de 1990 e Kerplunk de 1992, formou uma sólida base de fãs para a banda.

O resto ficou pra história. Dirnt e Green Day se defrontaram no próspero início dos anos 90 no circuito indie até o Dookie ter levado a banda à um sucesso eterno em 1994. Pelo caminho, Dirnt tocou em outras bandas como uma banda de Chicago chamada Screeching Weasel e The Frustrators, tornou-se um ávido usuário de Fenders, incluindo uma Precision 1969 e uma hot-rodded custom Precision de 1951, na qual seu bem sucedido modelo Mike Dirnt signature é baseada.

O estilo agressivo de Dirnt tocar seu baixo continua sendo a base na qual é montado o som do Green Day, e ele ainda é um amigo próximo do Fender na segunda década de sucesso de sua banda…

Tradução: Marie Bastos